Projetos Finalizados

Caminho Antigo do Ouro

 

Uma rota redescoberta: a trilha entre as vilas de Paraty e Taubaté é um projeto de Extensão da Universidade de Taubaté que nasceu no ano de 2011.

O projeto busca consolidar, na leitura histórica regional, o importante papel da região do Vale do Paraíba na formação cultural e econômica do país, possibilitar a professores, alunos e comunidades o acesso à informações relacionadas à antiga “rota do ouro” e estabelecer, como as comunidades que vivem no entorno da “rota”, um contato para conhecimento dos aspectos culturais e ambientais do trajeto. O projeto possibilitou a integração de professores e alunos da rede pública de ensino, especialmente de Lagoinha que será beneficiada com a atualização do material didático. Foi realizado também uma série de intervenções junto as populações que residem no entorno da rota e preservam a cultura regional em suas diferentes manifestações. O vídeo documentário será de grande valia para a divulgação das potencialidades turísticas da região.


Equipe:

Prof. Ms. Eduardo Carlos Pinto

Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves

Profª. Ms. Rachel Duarte Abdala

Estagiários:
Ângelo Rodrigues Azevedo

João Guilherme Soares Viana

Mauricio Pereira de Souza

Victória Kruger Pessanha Strass

 

Árvores Centenárias de Taubaté: História e Memória Local

 

Árvores Centenárias de Taubaté: História e Memória Local é um projeto de Extensão da Universidade de Taubaté que nasceu no ano de 2010.

Esse Projeto é fruto da fusão das área de História e Biologia, que visa atingir principlalmente alunos do Ensino Fundamental de escolas Municipais da cidade de Taubaté e a comunidade como um todo.

Embarque você também nessa viagem pela história dos bairros de Taubaté, contada por meio de suas Árvores Centenárias!!

O projeto possibilitou a integração de professores e alunos da rede municipal de ensino em trabalhos de campo relacionados à preservação e educação ambiental. Outro elemento de destaque foi o envolvimento de grupos na recuperação e valorização da história e memória de determinados bairros do município de Taubaté. Estima-se que a abrangência do público-alvo atendido se estenda consideravelmente, o que acarretará em benefícios no campo da conscientização e educação patrimonial e ambiental.

 

Equipe:

Profª. Fernanda Jesus de Oliveira Bassanelli

Profª. Ms. Maria Cristina Prado Vasques

Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves

Estagiários:

Camila Gradim Bassil Mendonça

Jonathan Augusto da Costa

Mariana Aparecida Alves da Silva

Nathália Fernandes Diniz

Thaís Dias Rosa