FUNDOS

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

    Um dos maiores conjuntos do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica, este fundo reúne atas, documentos relativos aos diferentes departamentos e setores da instituição, bem como fotografias de formatura dos mais variados cursos a e infra-estrutura dos prédios, além da documentação relativa ao processo de reconhecimento da Unitau junto aos órgãos oficias de educação.

 

COMPANHIA TAUBATÉ INDUSTRIAL (C.T.I.)

    Composto por livros-caixa, balancetes, fichas de admissão e de saúde dos trabalhadores, fotos, atas de reuniões das diretorias, plantas, dentre outros, esse fundo, do ponto de vista histórico, é o mais representativo do conjunto existente no CDPH, pois contém uma massa documental datada do final do século XIX até os anos 80 do século passado.

 

AMACIO MAZZAROPI

    Compõe o fundo Mazzaropi, cartazes de divulgação, fotos retratando filmagens e ensaios e documentação relativa à produção cinematográfica deste que foi um dos mais importantes cineastas brasileiros.

 

EDUCAÇÃO

    Reúne livros, periódicos, cartilhas, material iconográfico e documental relacionados à história da educação e da escola brasileira, em especial da cidade de Taubaté. Destacam-se a Biblioteca Pedagógica da Escola Estadual Monteiro Lobato (Estadão), além da coleção Documenta (1962-2003), publicação do Conselho Federal de Educação, atual Conselho Nacional de Educação. O acervo ainda guarda livros de matrícula, de inspeção escolar e de ponto de professores de algumas escolas de Taubaté.

 

SEMANAS MONTEIRO LOBATO

    O fundo é composto por uma variada documentação relativa aos eventos comemorativos em homenagem à obra literária de Monteiro Lobato, realizados na cidade de Taubaté, desde o início da década de 1950 até princípios dos anos de 1980.

 

OSWALDO BARSOSA GUISARD

    Este fundo é composto por uma documentação (cartas, recortes de jornal, ofícios, fotografias, álbuns) relacionada à trajetória política, intelectual e cultural de Oswaldo Barbosa Guisard (1903-1982), jornalista e um dos precursores das Semanas Monteiro Lobato, evento criado na década de 1950 dedicado à preservação da memória literária do escritor taubateano. Este acervo documental foi doado por Patrícia Guisard, filha do jornalista Oswaldo Barbosa Guisard.

 

ANTONIO OLAVO PEREIRA

    Composto por documentos, cartas, jornais, fotografias, e registros diversos referentes à atuação e produção literária desse romancista que nasceu em Batatais, cidade do interior do estado de São Paulo, no ano de 1913. Era irmão mais novo de José Olympio Pereira Filho, conhecido livreiro que criou uma das mais importantes editoras do Brasil: a Livraria José Olympio Editora. Antonio Olavo Pereira era casado com Gulnara Lobato de Moraes Pereira, sobrinha de Monteiro Lobato.

 

URBANO REIS PATO FILHO; MARCELO FUAD KHURIYEH E BORIS ALEXANDRE CÉSAR

    Reúne documentos relativos ao movimento estudantil de Taubaté na década de 1980, do movimento popular e político, do Partido Comunista Brasileiro de Taubaté e da coleção jornal “A Voz da Unidade”, dentre outros periódicos produzidos por movimentos de esquerda.

 

JOSÉ LUIZ DE SOUZA

    José Luiz de Souza (nascido em 20 de março de 1958, em Aparecida) é um pesquisador da História do Vale do Paraíba e escritor. Quando cursou a Faculdade de História da Universidade de São Paulo (USP) no final da década de 1970, Souza participou de exposições do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e coordenou o projeto Memória do Vale do Paraíba. Destacou-se na campanha pelo tombamento da Basílica de Nossa Senhora Aparecida pelo Condephaat em 1978. Foi diretor do Serviço de Cultura de Guaratinguetá, em 1983, e membro da diretoria da galeria Papyro Oficina de Arte no mesmo ano. É articulista do jornal Valeparaibano. O Fundo José Luiz de Souza é composto por documentos relacionados à história do município de Aparecida.